Migração de Dentistas entre Estados Brasileiros

Existem vários motivos que levam uma pessoa a deixar o local onde nasceu para morar em outra cidade, estado ou, até mesmo, em outro país: qualidade de vida, busca por melhores oportunidades, reconhecimento profissional, descoberta de um grande amor, recomeço de uma nova fase, enfim, as intenções são inúmeras.


O fato é que, uma mudança deve ser sempre muito bem pensada para minimizar ao máximo o desconforto causado ao se deparar com uma nova cultura, com poucos ou nenhum amigo, e muito menos, sem algum familiar que possa auxiliar na hora do desespero de pensar em desistir.


Se você é dentista e está passando por essa fase, veja os números da migração entre os estados no Brasil, talvez possa te ajudar de alguma forma.


Os dentistas paulistas lideram a lista de ocupação em outros estados e número de profissionais que atuam fora do estado de naturalidade. O único estado brasileiro que não tem nenhum dentista paulista é Roraima, na região norte. Do outro lado da lista, encontram-se os acrianos, que estão em apenas 5 estados diferentes, além do próprio Acre.

Atualmente, 1.157 dentistas paulistas, atuam fora do estado de São Paulo. Em Roraima, são apenas 12 profissionais que tentaram desenvolver a carreira em outro estado.

Acredita-se também que, São Paulo seja o estado que mais recebe profissionais de fora, mas essa informação não está disponível publicamente. Entre os outros estados brasileiros, o que mais recebe profissionais de fora (em percentual) é o estado do Maranhão, que tem 7,4% desses profissionais. Em números absolutos, quem lidera a lista é o Rio de Janeiro com 782 profissionais dos 32.978 dentistas ativos no estado, vindos de fora.


Confira os gráficos dos estados, exceto São Paulo, conforme já explicado anteriormente.





























Confira o nível de concorrência entre as 10 maiores especialidades odontológicas em todos os estados brasileiros.


Conclusão


Seja qual for o motivo, sempre é uma opção buscar oportunidades em lugares diferentes. Se a decisão for tomada com consciência, analisando todos os fatores que envolvem esse processo, pode ser uma oportunidade sem igual na sua vida, pessoal e profissional.


Leia também o artigo Inteligência de Negócios na Odontologia, para conhecer mais estratégias de negócios.


Clique na imagem abaixo para acessar o estudo completo Odontologia Brasileira em Números 1970/2020.




16 visualizações