Odontologia de Curitiba em Números - Bairro a Bairro

Atualizado: Mar 21

Uma das maiores negociações entre duas gigantes da odontologia ocorreu 8 anos atrás quando a Straumann decidiu comprar a Neodent. E a primeira pergunta que eu te faço é: você acredita que houve uma série de estudos e pesquisas que as duas empresas fizeram para chegarem a um acordo ou isso aconteceu do nada?


Eu pergunto isso porque um dos fatores que levam as empresas e profissionais ao sucesso é tomar decisões com base em dados, números e fatos, e não somente em achismos. Mas, infelizmente a grande maioria dos profissionais liberais faz muito pouco ou quase nenhum estudo de mercado. E o objetivo deste artigo é exatamente esse, mostrar como podemos fazer um estudo de mercado para tomarmos decisões mais assertivas. Escolhi Curitiba para usar como exemplo por ser a cidade que me acolheu nos últimos 7 anos e ser um pólo importantíssimo para o país como um todo e, em especial, no mercado odontológico.


Imagine que você seja um dentista e tem as seguintes dúvidas na cabeça:


Será que eu faço uma especialização, mestrado ou doutorado? Será que eu mudo meu consultório de endereço? Será que eu saio da avenida principal? Será que eu vou para a avenida principal? Será que eu me junto com mais colegas da mesma especialidade que a minha? Será que eu me junto com mais colegas de especialidades diferentes? Será que eu continuo trabalhando sozinho? Será que eu começo a trabalhar sozinho?


Ou talvez, você seja um protético e tem as seguintes dúvidas:


Será que eu abro um laboratório próprio? Será que eu trabalho como empregado? Será que eu saio da avenida principal? Será que eu vou para a avenida principal? Será que eu faço parceria com cursos e clínicas grandes? Será que eu encerro as minhas parcerias com cursos e clínicas grandes? Será que eu faço um curso com um cara top na prótese dentária? Será que eu me especializo em apenas uma área? Será que eu aumento o meu portfólio de serviços?


Enfim, todas essas decisões podem ser tomadas com mais assertividade se você conhecer melhor e ter clareza de onde está pisando, não importa se você é um dentista, um protético ou um profissional de empresas do mercado odontológico.


Após fazer o estudo é certeza que você será bem-sucedido em sua profissão? Não. Mas você irá aumentar as chances exponencialmente.


Então, vamos lá!!!


Quando vamos fazer uma pesquisa de mercado, é preferível partir do macro ao micro. Neste caso, iremos analisar o mercado odontológico de Curitiba em 6 etapas: Brasil, Região Sul, Paraná, Curitiba, Regionais, Bairros.


Iniciemos com dados econômicos. Curitiba, a capital paranaense, detém o primeiro lugar na economia do estado do Paraná na região sul do Brasil. O Estado do Paraná ocupa o quinto lugar na economia nacional, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

📷

A tabela a seguir mostra dados referentes ao número de pessoas e dentistas no Brasil, na Região Sul, no Paraná e em Curitiba.

📷

O gráfico a seguir mostra a quantidade de especialistas ativos no estado do Paraná.

📷


Regionais de Curitiba


A cidade de Curitiba é dividida em 10 regionais (Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara) e 75 bairros.

📷

📷


Regional Bairro Novo


A Regional Bairro Novo localiza-se ao sul da cidade, fazendo divisa com as Regionais Boqueirão, Pinheirinho e Tatuquara e também com os Municípios da Região Metropolitana, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. É composta por três bairros: Ganchinho, Sítio Cercado e Umbará.

📷

📷


Regional Boa Vista


A Regional Boa Vista localiza-se ao norte de Curitiba, fazendo divisa com os Municípios da Região Metropolitana: Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais. É composta por 13 bairros: Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão, Tarumã e Tingui.

📷

📷


Regional Boqueirão


A Regional Boqueirão localiza-se ao sul da cidade, fazendo divisa com as Regionais Cajuru, Pinheirinho e Bairro Novo e com o Município de São José dos Pinhais. É composta por quatro bairros: Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim.

📷

📷


Regional Cajuru


A Regional Cajuru localiza-se a leste da cidade, fazendo divisa com os Municípios de São José dos Pinhais e Pinhais e com as Regionais Boqueirão, Matriz e Boa Vista. É composta por cinco bairros: Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba. O Cajuru e o Uberaba são os maiores em extensão territorial, juntos correspondem a 73% da regional.

📷

📷


Regional Cidade Industrial


A Regional CIC localiza-se a oeste da cidade, fazendo divisa com os Municípios de Campo Largo e Araucária. A regional é composta por quatro bairros: CIC, Augusta, São Miguel e Riviera. A CIC é o maior dos bairros, correspondendo a 68% da extensão territorial total da regional.

📷

📷


Regional Matriz


A Regional Matriz localiza-se mais ao norte da cidade e faz divisa com as regionais: Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Portão e Santa Felicidade. É composta por 18 bairros: Ahú, Alto da Glória, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Prado Velho, Rebouças e São Francisco.

📷

📷


Regional Pinheirinho


A Regional Pinheirinho localiza-se ao sul da cidade, fazendo divisa com cinco regionais: Portão, CIC, Tatuquara, Bairro Novo e Boqueirão. É composta por cinco bairros: Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.

📷

📷


Regional Portão


A Regional Portão localiza-se mais ao centro da cidade, fazendo divisa com cinco regionais: Pinheirinho, CIC, Boqueirão, Matriz e Santa Felicidade. É composta por oito bairros: Água Verde, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.

📷

📷


Regional Santa Felicidade


A Regional Santa Felicidade localiza-se ao norte da cidade, fazendo divisa com os Municípios da Região Metropolitana: Almirante Tamandaré e Campo Magro. É composta por 12 bairros: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio, São João e Vista Alegre.

📷

📷


Regional Tatuquara


A Regional Tatuquara está localizada no extremo sul de Curitiba e faz divisa com os Municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande. Tem área total de 41,03 quilômetros quadrados, o que equivale a 9,43% do território do Município. É composta pelos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba.

📷

📷


Pode ser que ainda falte alguma informação chave para você tomar uma decisão sobre a sua carreira na odontologia. Mas, com certeza, agora você tem mais recursos para que seja a melhor decisão a ser tomada, mesmo que seja continuar fazendo tudo do mesmo jeito que já vinha fazendo.


Faculdades de Odontologia em Curitiba

Faculdade Herrero

Faculdade ILAPEO

PUCPR

Universidade Federal do Paraná

Universidade Positivo

Universidade Tuiutí do Paraná

Unibrasil

Unicesumar

Unidombosco

Unisosiesc


Leia também o artigo 1970/2020 - A Odontologia Brasileira em Números.


Clique na imagem abaixo para acessar o estudo completo o mercado odontológico no Brasil.



#odontologia #odonto #curitiba #odontologiabrasileiraemnumeros #coachingodonto #pnlodonto

64 visualizações