Odontologia do Nordeste em Números

A região Nordeste concentra 16,6% dos dentistas brasileiros, 12,5% do número de protéticos, 25,9% dos técnicos em saúde bucal, 23,5% dos auxiliares em saúde bucal e 17,5% dos auxiliares em prótese dentária.

Concorrência entre Dentistas

Para os dentistas, o estado menos concorrido do Nordeste é o Maranhão com 1.422 habitantes para cada profissional. O mais concorrido é a Paraíba com 782 habitantes por dentista.


Concorrência entre Protéticos

Para os protéticos, o estado menos concorrido é Alagoas com 25 dentistas para cada TPD. O estado mais concorrido é a Paraíba com 16 dentistas para cada protético.


Concorrência entre Técnicos em Saúde Bucal

Para os técnicos em saúde bucal, o estado menos concorrido é Sergipe com 20 dentistas para cada técnico. O estado mais concorrido é o Piauí com 3 dentistas para cada TSB.


Concorrência entre Auxiliares em Saúde Bucal

Para os auxiliares em saúde bucal, o estado menos concorrido é o Maranhão com 3 dentistas para cada profissional. Os estados mais concorridos são: Alagoas, Pernambuco e Sergipe com 1 dentista para cada ASB.


Concorrência entre Auxiliares de Prótese Dentária

Para os auxiliares em Prótese Dentária, os estados menos concorridos são a Bahia com 19 técnicos em prótese dentária para cada profissional e o Maranhão com 8 protéticos para cada APD. Todos os outros estados apresentam nível de concorrência alto para os auxiliares em prótese dentária.


Índice de Desenvolvimento Humano

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede a qualidade de vida das regiões, levando em consideração três pontos: Expectativa de Vida (Longevidade), Educação e Renda. Ele é medido em 5 faixas: IDH Muito Baixo (0,000 - 0,499), IDH Baixo (0,500 - 0,599), IDH Médio (0,600 - 0,699), IDH Alto (0,700 - 0,799) e IDH Muito Alto (0,800 - 1,000). Todos os estados do Nordeste apresentam IDH classificados como nível Médio.



A Ortodontia é a especialidade com maior número de profissionais no Nordeste, seguida pela Endodontia e Prótese Dentária.


Concorrência entre Ortodontistas

O estado mais concorrido entre os ortodontistas do Nordeste é o Maranhão. 24,9% de todos os especialistas do estado são ortodontistas. O estado com menor concorrência é a Paraíba com 15,5% dos profissionais do estado.


Concorrência entre Endodontistas

O estado mais concorrido entre os endodontistas do Nordeste é o Piauí. 15,9% dos especialistas são endodontistas. O estado com menor concorrência é Pernambuco com 11,9% dos especialistas do estado.


Concorrência entre Protesistas

O estado mais concorrido entre os protesistas é o Ceará. 15% dos especialistas do estado são protesistas. O estado com menor concorrência é Pernambuco com 9,8% dos especialistas do estado.


Concorrência entre Implantodontistas

O estado mais concorrido para os implantodontistas do Nordeste é o Maranhão. 12,8% dos especialistas do estado, são implantodontistas. O estado com menor concorrência é o Rio Grande do Norte com 7,3% dos especialistas do estado.



Concorrência entre Periodontistas

O estado mais concorrido para os periodontistas do Nordeste é o Rio Grande do Norte. 9,5% dos especialistas do estado, são periodontistas. O estado com menor concorrência é Alagoas com 4,9% dos especialistas do estado.


Concorrência entre Odontopediatras

O estado mais concorrido para os odontopediatras é Alagoas. 10,8% dos especialistas do estado, são odontopediatras. O estado com menor concorrência é o Piauí com 5,3% dos especialistas do estado.


Concorrência entre Cirurgiões Buco-Maxilo-Facial

O estado mais concorrido para os CTBMF é a Paraíba. 10% dos profissionais do estado são especialistas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. O estado com menor concorrência é o Ceará com 5,3% dos especialistas do estado.


Concorrência entre especialistas em Dentística

O estado mais concorrido para os especialistas em Dentística do Nordeste é Sergipe. 8% dos profissionais do estado, são especialistas em Dentística. O estado com menor concorrência é a Bahia com 4,4% dos especialistas do estado.


Concorrência entre especialistas em Radiologia Odontológica e Imaginologia

O estado mais concorrido para os especialistas em Radiologia do Nordeste é a Bahia. 6,6% dos profissionais do estado, são especialistas em Radiologia. O estado com menor concorrência é Alagoas com 1,5% dos especialistas do estado.


Concorrência entre especialistas em Saúde Coletiva

O estado mais concorrido entre os especialistas em Saúde Coletiva do Nordeste é Sergipe. 4,7% dos profissionais do estado são especialistas em Saúde Coletiva. Os estados com menor concorrência são o Ceará e Maranhão com 1% dos especialistas dos estados.



As especialidades com menor número de profissionais no Nordeste são: Odontologia do Esporte, Prótese Buco-Maxilo-Facial, Homeopatia, Odontogeriatria, Acupuntura, Patologia Oral e Maxilo Facial, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontologia Legal, Estomatologia, Odontologia do Trabalho, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares, respectivamente.


Conclusão


A região do Nordeste Brasileiro, além de lindas praias, é cheia de oportunidades para os profissionais do mercado odontológico. Basta analisar os números com cuidado, fazer um planejamento estratégico levando em consideração seus objetivos pessoais e profissionais e entrar em ação.


Quer saber como fazer isso? Leia o artigo Inteligência de Negócios na Odontologia.


Clique na imagem abaixo para acessar o estudo completo Odontologia Brasileira em Números 1970/2020.



#odontologiabrasileiraemnúmeros #odontologiadonordesteemnúmeros #inteligênciadenegóciosnaodontologia

164 visualizações